top of page

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Nosso projeto Missionário

Nosso Projeto Míssionário

Vídeos

Vídeos.

Vídeos

Usamos o termo discípulo constantemente, e com frequência falamos sobre discipulado. Mas podemos dizer que a igreja do século XXI tem feito discípulos? Para alguns este não é um tema de importância, devemos nos preocupar com grandes dilemas teológicos, como por exemplo o debate entre calvinismo e arminianismo, ou dispensacionalismo e aliancismo. Não descarto a importância desses debates para a igreja, todavia, sobrepujando em importância à esses temas surge a palavra: "Discipulado". Sim, ela os ultrapassa em importância pois estas foram as últimas palavras do Senhor ressurreto enquanto ainda estava fisicamente neste mundo. Diante disto é hora de perguntarmos: Sou um discípulo?
​
​
​
​
​
 
 
 
 
​

Sou eu um Discípulo?

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28:19,20

Para responder esta pergunta é necessário estabelecer o conceito Bíblico de discipulado. Isto vai levar um tempo, por isso este é o primeiro de uma longa série de devocionais sobre discipulado. Devemos recordar que um discípulo de Cristo deve seguir o exemplo de seu Mestre, ou seja, fazer discípulos. Jesus fez discípulos, e seus discípulos também o fizeram, isto fazia a igreja primitiva mover-se, mas em algum momento na história esse motor deixou de funcionar. Se somos discípulos de Cristo precisamos fazer discípulos. Neste texto vemos que o discipulado ocorre em 3 passos.

​

1- Evangelismo: Necessitamos entender o contexto. Este texto é conhecido como a Grande Comissão, a qual, nas palavras de Marcos seria assim: "Ide e pregai o evangelho a toda Criatura", e nas palavras de Lucas: "Ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra." Entendendo este contexto podemos entender que o que Mateus quer dizer com "Fazei discípulos" significa: Preguem o evangelho, para que eles creiam e se tornem discípulos. Uma pessoa só se torna discípulo de Cristo ao crer nEle como seu Salvador.

Muitas vezes fazemos isto. Evangelizamos, mas esta é só a primeira etapa do discipulado. Quantas pessoas fazem uma profissão de fé e nunca vão a igreja? Isso se dá por dureza de coração deles, ou por negligencia nossa? Fazer discípulos vai além de evangelizar, fazer discípulos envolve...

​

2- Uma identificação com Cristo por meio da obediencia: Aquele que ao crer em Cristo, se batiza dá testemunho a todos do que passou em sua vida. Foi sepultado juntamente com Cristo para o mundo e e ressuscitou com Cristo e agora vive para Deus. Quantos de nós estamos preocupados em que as pessoas que professam a Cristo se identifiquem com Ele e o obedeçam? Estamos dispostos a acompanhar esta pessoa e observar se ela apresenta frutos de arrependimento? As vezes usamos a desculpa: Esta pessoa aceitou a Cristo e não apareceu mais, é porque de fato não foi salva. Isto é tão absurdo quanto dizer: Este bebê nasceu e depois de uma semana sem ser alimentado morreu, acho que já nasceu com alguma deficiência. Da mesma forma que um bebê necessita imediatamente ser acompanhado de perto, um novo convertido precisa ser acompanhado de perto. Sabia de onde vem o conceito de padrinho que vemos na igreja católica? Este conceito surge no segundo século, o que conhecemos hoje como padrinho era a pessoa responsável pelo crescimento espiritual do novo convertido, no dia do batismo daquela pessoa dava testemunho de que ele apresentava frutos de salvação. Isso parece bem próximo do que realmente a Bíblia ensina, embora o conceito hoje foi completamente corrompido. Mas por que não fazemos isto hoje? Neste devocional é meu objetivo que reflitamos um pouco no que temos feito e comparemos com o que a Bíblia ensina. Estamos comprometidos a fundo com o evangelismo e com assegurar-nos que os novo-convertidos se identifiquem com Cristo por meio da obediencia? Por último, fazer discípulos envolve

​

​

3- Ensinar todas as coisas: Agora chegou o momento de desmascarar alguns mitos sobre o discipulado. O primeiro mito é que o discipulado é só para novos-convertidos. Jesus disse que devemos ensinar-lhes a guardar todas as coisas que Ele ordenou. Quando será que alguém aprende tudo o que Jesus ensinou? Em dois anos? Cinco anos? Creio que leva toda uma vida. E porque não os discipulamos por toda uma vida? O que Jesus está dizendo é que o discipulado só termina quando lhe ensinamos tudo, e isso seguramente vai levar toda uma vida. Se não estamos comprometidos a discipular alguém por toda a sua vida ainda não entendemos o conceito bíblico de discipulado. Mas dirá alguém: Mas em algum momento a pessoa não precisa "andar com suas próprias pernas"? Sim! Sem dúvidas. Mas quem de nós abandona o filho porque começou a andar? É fato que o filho não é mais tão dependente, mas ainda precisa de ajuda. e mesmo quando já é um jovem, precisa de acompanhamento dos pais. O que quero dizer é que discipular a alguém por toda vida não quer dizer que terão que encontrarem-se semanalmente por toda vida. Talvez com o tempo, uma vez a cada 15 dias, uma vez ao mês, ou a cada 2 meses, mas que haja um acompanhamento. 

Para reforçar o argumento de que o discipulado não é só para novos convertidos, lembrem-se que Paulo por meio de cartas dava orientações a Timóteo e Tito que já eram pastores! O próprio Paulo depois de quase 12 anos de convertido foi orientado por Barnabé e serviram juntos na igreja de Antioquia, até que ambos foram chamados ao ministério.

Outro mito é que o discipulado se faz em uma sala de aula, ou ao redor de uma mesa. Sim, isto faz parte do discipulado, mas o discipulado não é apenas isto. Discipulado é um ensino por meio do exemplo, é buscar ser um exemplo para outra pessoa e que através de nosso exemplo ela se torne mais semelhante a Cristo. É impressionante como essa verdade se repete no novo testamento, mas este é apenas um devocional introdutório, então por enquanto basta citar I Coríntios 11:1 "Sede meus imitadores, como eu também sou de Cristo". Em outras palavras o que Paulo está dizendo é: Eu estou seguindo o exemplo de Cristo, imitem meu exemplo e estarão imitando a Cristo. Talvez esse é um dos motivos para não realizarmos esta tarefa, não queremos alguém observando nossas vidas. Mas o discipulado não se realiza em uma folha de caderno e sim no coração do discípulo e do mentor. Em quem as pessoas verão a Cristo se não em nós?

​

Que Deus nos ajude a fazermos uma análise sincera de nosso coração para sabermos até que ponto estamos dispostos a fazer discípulos de forma Bíblica. Que Deus nos ajude a sermos discípulos que fazem discípulos. No próximo devocional desenvolveremos o conceito de discipulado por meio do exemplo. Que Deus os abençoe!

bottom of page